Eu vou começar a partir de hoje falar sobre os vários estilos que temos! Girlie, Grunge, Punk, Gótico ... enfim! São vários e eu vou dizer um pouco da história, como diferenciá-los, como usá-los ( é claro!). Espero que vocês gostem e tirem suas dúvidas.
O primeiro estilo é o Grunge !
Esse estilo está ressugirndo, o estilo que marcou os anos 90 musicalmente e também deixou suas marcas nas passarelas. A palavra grunge pode ser traduzida do inglês como sujo, foi o nome dado ao movimento musical que teve origem em Seattle (EUA) e elegeu Kurt Cobain, o vocalista do Nirvana que se suicidou por problemas de depressão, seu ícone.
Frances Bean Cobain, filha de Kurt Cobain, em visual grunge
Marc Jacobs foi o primeiro a levar a estética do movimento para as passarelas. Na temporada de primavera-verão 1993, ele apresentou a coleção Grunge para a grife Perry Ellis, cheia de referências das ruas, com xadrezes, coturnos e sobreposições.Na época, os consumidores da marca não receberam bem suas criações e Marc acabou perdendo o emprego. ( porém tudo ocorreu bem depois, claro ;])
Quando surgiu no início da década de 90, o grunge era uma resposta ao consumismo exagerado e à beleza superficial. A atitude predominante era muito casual e chegava a ser largada mesmo. Os adeptos do movimento abusavam de roupas velhas e sujas, de calças rasgadas e das tão faladas camisas xadrezes. Nos pés, sempre coturnos e os velhos tênis All-Star.
Passarela da Diesel Black Gold Outono Inverno 2009
Desfile da Cavalera Verão 2010 no SPFW
O stylist Gustavo Garcez analisa o retorno do grunge nos dias atuais. Ele diz que hoje, quase 20 anos depois de seu surgimento, a estética do movimento não tem a mesma força. O grunge, assim como o punk, virou um movimento de boutique. Por isso mesmo, a tendência atual é brincar com os preceitos do grunge, misturando seus elementos básicos, como usar roupas largadas, com peças mais sofisticadas e até sexy. O grande diferencial dessa retomada é o sex appeal que o grunge tem hoje e nunca teve antes, Gustavo ensina.
Look grunge da bloggeira Gala Gonzalez- visite o site aqui.
A peça chave da nova onda grunge é a camisa de flanela xadrez. Ela está aí para ser usada de todas as maneiras vai desde uma composição com jeans até a festa à noite. Os jeans vêm bem detonados e rasgados. As calças com lavagem clara voltaram com tudo e, com a chegada do verão, os shorts rasgados com barra dobrada serão peça-desejo entre as meninas.
Shorts jeans detonado Le Lis Blanc – R$ 199 –
Camisa xadrez Calvin Klein – R$ 249
Para conseguir um visual grunge sem esforço, abuse das sobreposições, impensadas e em grande quantidade. Misture tudo: regata, camisa, cardigan, blazer. Gustavo dá a dica: Tente uma mistura sem esforço de texturas e cores que dê liberdade ao look. Muito dessa volta do grunge pode ser relacionada aos tempos que estamos vivendo e aos aspectos econômicos que o mundo enfrenta hoje em dia.
Bom é isso! No próximo post falarei de outro estilo e espero que vocês gostem e tenham gostado desse também :P
Boa Noite e Beijos da Luu!
Adoreiii,
ResponderExcluirbom trabalho!
É NÓIS!